19/11/2011

Ai o que eu detesto!

Dizer - dizer mesmo claramente e sem papas na língua - que eu destesto, mas detesto mesmo, quando as pessoas se põem a dizer que "cada um é que sabe", "é lá com ele", "o que cada um sente é que importa".
Destesto isto porque 1º demonstra um individualismo, indiferença gelada e inexplicável perante as outras pessoas que, cedo ou tarde, conduz em linha reta para a solidão e 2º um desrespeito absolutamente injustificado pelo ser das pessoas e do mundo.
Quando será que as pessoas percebem que as coisas são o que são pela sua essência, independemente dos seus acidentes e, sobretudo, independentemente da forma como cada um as vê?
E não estou a falar de filosofias. Uma árvore continua a sê-lo mesmo que não tenha folhas, como agora no Outono, certo? E o verde e o vermelho são diferentes mesmo que um daltónico não os distinga, certo? E as letras dos livros têm o mesmo tamanho quando eu, agorinha mesmo, não as vejo nítidas e já precise de óculos para as ler, certo?
E quem assim pensa está a prejudicar-se a si mesmo em primeirissimo lugar e, o que é pior, sem se dar conta.
Vejam no caso da moda: por acharem que cada um é que sabe é que, desrespeitando a realidade das coisas, as porporções, a harmonia, a largura, a altura, as pessoas andam às vezes em figuras tão tristes. E o que é mais assustador é que essas mesmas pessoas podiam respeitar a realidade da beleza que têm e "tirá-la cá para fora", mostrá-la, transformar-se!
Ai, ai,...
... "Cada um é que sabe."
......: "sabe? "sabe o quê?"
Quem nos dera saber....(e, além disso, não somos de Olhão nem jogamos no Boavista).
Ai, ai...
E é por isso que eu gosto tanto do René Magritte que "gritou" isto com a sua arte: quando pintou, perfeitamente desenhado, um cachimbo e escreveu que aquilo não era um cachimbo.
Não: aquilo, na verdade, não era um cachimbo, aquilo era o desenho pintado por Magritte de um cachimbo (pintura, de resto, que não nos deixa indiferentes, como todas os suas).
Grande Magritte! Não vou deixar aqui o quadro e nem sequer o link (podem ver o quadro no post "a moda é uma arte") porque não o quero associar a um post com este título.De resto, pintou uma série de quadros à volta deste tema. Magritte da minha eleição! Aqui hei-de voltar a ele, isso sim que hei-de!

Queridos Amigos,
Amanhã, neste blog, as sugestões de fim de semana.
Encontro marcado.
Um beijinho,
Maria

Sem comentários: