30/12/2011

Saldos! Saldos! Saldos! E entrei em órbita

Queridos Amigos,
Andei a aguentar-me firme e não cai em compras para mim, como já aqui disse. Luta insana e houve algumas escorregadelas... Mas esperei pelos saldos.
E desde o início de Novembro que recebo mensagens às pingoletas daqui e dali,  agora 20% em casacos,  agora 10% em malhas, agora 30% em meadle season. E não liguei nenhuma. Para mim menos de 50% não é ocasião, a não  ser que esteja caidinha e seja uma coisa única que não quero perder.
Porém, anteontem recebo "a" mensagem da loja que faz jus ao nome BCBG (Bon Chique, Bon Genre), passo de carro por uma das Zara que mais gosto (a Fronteira em frente ao Corte Inglês e a do Chiado são as melhores), vejo as montras cobertas com os cartazes mágicos "SALDOS" e ... entro em  órbita. Literalmente.

Ao  final do  dia passo na BCBG das Amoreiras (tudo a metade do preço!) e faço uma ENORME selecção de  coisas. A menina diz-me logo que não  me pode guardar tudo....Entro na Loja das Meias - em frente, não está tudo a 50%, nem pensar, mas poderia optar por algumas  coisas que até ficavam mais em conta.
Todas conhecem a sensação: cabeça a andar à roda, a lembrar os tempos da feira de Carcavelos(!) e... baralhação total. Única certeza é a de que tem de haver selecção e só me vou ficar pelo que preciso mesmo. Por isso saio dali e meto-me no supermercado para pôr a cabeça em ordem. O único problema é que não me consigo decidir. Ligo à minha conselheira de eleição, a minha querida Li, falo-lhe da saia das penas, o que acha o que não acha, preço óptimo e nada de conclusões fixas. Falo à mãe, descrevo a saia e diz-me que vale a pena porque deve ser muito chique. Mas eu não me decido.
E não me decido porque em vinte minutos apenas, eis a minha selecção:
Na BCBG:
blaser imperdível para durar décadas, usar, usar, usar. Maravilhoso.Conseguem ver as duas camadas de tules / organza a sair por baixo? Corte impecável.


o tamanho da saia é L e, descaída, fica maravilhosa pelo joelho! De dia, de noite, depende dos complementos! Onda Chanel que se transforma com uma camisola grossa de lã (de dia) ou com um blaser de veludo cristal (para a noite). Maravilha versátil.

Este vestido é uma tara, tem óptimo ar, "anda sozinho" para qualquer lado e só é lamentável que a fotografia não mostre nem 10% do lindo que é.

Por último uns sapatos de camurça de cunha (onda dos que a Ferragamo criou nos anos 20 do século passado sabem?) que não consegui encontrar na internet e, por isso, não posso mostrar aqui.
E, por "último" mesmo, estas botas de que não há o meu tamanho que a menina se prontificou a mandar vir do Porto porque já eram as únicas disponíveis. Também para durar anos e, embora altas, são umas pantufas. Usáveis em tempos de "guerra".
(a parte do pelo pode usar-se para dentro e fica invisível por fora)



Depois na Loja das Meias:


Vejam-me só o acabamento destes sapatos Marc Jacobs. Para durar anos sem passar pelo sapateiro.



Estes botins, Marc by Marc Jacobs, que calçados ficam lindos! Não os devia ter calçado....

Bom, e na Zara já tinha aviado este casaco de pelo de cordeiro e carneira, descoberta única e sortuda com um desconto de .... 200 euros.
http://static.zara.net/photos//2011/I/0/1/p/1497/242/700/1497242700_2_2_5.jpg?timestamp=1308759089548

E, no fim disto tudo, aqui ficam os meus mandamentos para época de saldos, já que vale a pena comprar em saldos:
1º Não comprar porque é barato, porque é bonito ou porque tem desconto. Nenhuma destas 3 razões deve ser suficiente para fazer a compra. Tem de acrescentar a condição: comprar se precisa e se vai usar.
2º Vale a pena investir em peças de "fundo de armário", clássicas e intemporais, aonde os descontos são muito maiores e a mais valia do investimento também. Exemplo: um trench coat clássico, umas calças pretas de bom corte, uma camisa branca (nunca são demais), um vestido preto de corte impecável, uns sapatos e umas botas confortáveis. Também me  parece a altura certa para comprar uma mala boa, normalmente demasiado caras mas que, em saldo, fica a preços que são acessíveis. Investimento que rende uma boa mala, leva-nos ao fim do mundo mesmo combinada com um vestido do  chinês, sem dúvida!
3º Não se tente por peças só porque estão em saldos. Verifique sempre o preço de início e o preço de saldo. É que às vezes varia uns míseros  5 ou 10 euros e, provavelmente, não vale a pena investir nisso.
4º Não se precipite. Antes de ir aos saldos dê uma volta pelo roupeiro e veja do que efectivamente precisa e tome a decisão firme de não olhar para o que não precisa, já que a ocasião faz o ladrão.
5º Como os saldos põem as mulheres malucas (a mim põem-me!), fica aqui a minha conclusão: se não precisa, aplique a velha e sábia súmula "não olhar para o que não é lícito desejar". Ponto final.
6º Boas compras!!!

Por último, estou indecisa. Preciso da vossa opinião:
 Estas


Ou estas?



O que acham?


7 comentários:

Catarina Nicolau Campos disse...

Olá Tia! As primeiras, sem dúvida! Pessoalmente prefiro os saltos às cunhas, porque considero mais elegantes, e os primeiros têm a vantagem de serem versáteis, usando com ou sem pêlo. Eu tenho uns parecidos que mandei vir da Polónia e são um must. Super confortáveis.
Beijinho e boa sorte na decisão!

Catarina Matos Correia

Maria disse...

Querida Catarina
Boa sugestão. Que bom ter-te aqui no meu blog! Óptima surpresa. Beijinho grande a todos, incluindo os pais.

Anónimo disse...

Sem duvida as primeiras. Não a imagino com as outras... São tão vulgares.
E a saia lá a comprou. Depois quando eu precisar de imas penas empresta-ma?

Maria disse...

Empresto as penas e a saia. Mas ainda não está mesmo decidido. Ainda é possível amanhã... trocar a saia pelas botas! Muitos beijinhos!

Anónimo disse...

Belos mandamentos. E poucos, para as pessoas a quem já dão brancas... Bjs,

Anónimo disse...

Andei a passear pelos saldos e não encontrei nada que me satisfizesse... Será que é ré mim ou já está tudo muito escolhido e desinteressante??

Maria disse...

Querido Anónimo! Em primeiro lugar, temos de ver o lado positivo das coisas:não vê nada de jeito e guarda o seu dinheiro! Eu, infelizmente, vejo sempre coisas de tentação, girissimas. Vou dar-lhe um exemplo: hoje comprei uns sapatos pretos rasos de pelo de ponney com laços de seda (gorgorão) na Bimba e Lola do Saldanha Residence. Uma tara, para usar e abusar, sem sairem dos pés. Havia lá imensas sabrinas lindas. Graças a Deus estava com pressa e não vi mais nada mas a loja estava cheiinha de coisas girissimas! No mesmo lado passei pela Mango Touch (cadeia da Mango de acessórios, loja nova) e tinha na montra uns sapatos de camurça super elegantes e confortáveis (meio salto) em cor de rosa e cor de laranja (também havia em preto) que eram de cair para o lado e usáveis agora e na primavera e verão. Enfim! para não falar da Zara, da Loja das Meias e sempre a subir.... Diga-me o tamanho que veste a sua altura e idade (é anónimo, ninguém saberá) e o seu trabalho que eu prometo deixar-lhe aqui uma lista de coisas para si! A preços de saldo, acessíveis, que é o que quweremos! Um beijo da Maria