09/03/2012

Vamos falar de tendências de moda

Queridos Amigos,
É verdade que  começou a moda Lisboa. Eu sou acérrima defensora de que o que é português é bom.

Mas... ainda não vi nada que conseguisse gostar e eu só falo aqui do que gosto.
Não entendo como é que certa estilista continua a ir a Paris e como é que continua no mercado. Não entendo. Não faz nada de novo, nada usável, nada que favoreça o corpo feminino, não vejo ninguém com roupa da dita e não gosto, não gosto, não gosto. O corte é mau, o talho é mau, as costuras arrepanham mesmo no corpo ultra magro das manequins, o género é sempre abaixo do ultrapassado "sexy boom", são pedaços de tecidos brilhantes ao melhor estilo "mulher de esquina" a tapar um mínimo para mostrar um máximo.  E aonde há costura, arrepanha sempre.  Acho até que é antítese do bom gosto e se eu tivesse que mostrar aqui o que é mau gosto, seria, sem qualquer hesitação, "a" eleita. E confesso que gosto de todos os estilistas ou, pelo menos, gosto de alguma coisa, ou bastantes coisas ou de quase tudo deles. Mas desta não gosto de nada. Consegue esta proeza. E consegue evoluir sempre para ... pior. Cada escavadela cada minhoca. Gosto do que é português, mas não adiro ao mau gosto. E é pena: quem faz "brega" e mau gosto também podia fazer bonito e elegante. E para que não fiquem dúvidas de quem estou a falar vou dizer que tem Lopes no nome.  Hei-de falar aqui de bons estilistas portugueses: Filipe Oliveira Baptista, Miguel Vieira, José António Tenente, Filipe Faísca,  Luis Bochinho, a dupla Alves (este ano fora da semana moda Lisboa, infelizmente), Pedro Pedro, Ricardo Preto e tantos outros. E também penso que a Ana Salazar por vezes toca o genial. Nem sempre, mas consegue isso. E Portugal deve-lhe muito do que a moda Portuguesa é hoje.
Mas agora vou falar de tendências que estou a ver na semana da moda (Paris e Milão) da próxima estação outono / inverno e que já são marcantes nesta coleção de primavera verão mas que vêem em pleno na próxima:
1. Padrões. Muitos. Misturados.
2. As saias vão ficar outra vez abaixo do joelho, embora não estejamos por agora tão habituados.
Um dos shows mais espetaculares; Louis Vuitton. Ora vejam esta de mestre:


Louis Vuitton Fall 2012 Ready-to-WearLouis Vuitton Fall 2012 Ready-to-Wear

Louis Vuitton Fall 2012 Ready-to-WearLouis Vuitton Fall 2012 Ready-to-Wear

E agora estas fotografias deste mesmo desfile, mas pela lente do "The Sartorialist" que achei muito mais bonitas do que as do Style.com:
~








E por falar em padrões, aqui fica outro exemplo desta tendência, desta vez pela mão da Miuccia Prada para a Miu  Miu:








Não sei se vos acontece, mas a este atrevimento de mistura de padrões, de cores, de formas, só lhe posso dar um nome: fascínio.
E, claro, de mestre a ideia do portageiro no desfile da Louis Vuitton: para além do dramatismo do cenário e da caraterização em absoluta sintonia com as propostas da coleção,  quem não pode parar o olhar nas magnificas malas transportadas por estes homens em fatos absolutamente irrepreensíveis? 
Bem, podem estar a pensar que não usariam.  Admito. Eu penso que sim, que usaria e abusaria destes looks. Mas numa coisa estaremos todos de acordo: é novidade.
E quem não gosta de novidades?


Bisou
Maris

1 comentário:

Anónimo disse...

E eu só consegui olhar para os sapatos da Miu Miu!! São encantadores!!