09/07/2012

O poupo do cabelo.

Queridos Amigos
Quando eu era miúda, as mulheres da aldeia usavam o cabelo assim. Exactamente assim. Hoje vi-o numa rapariga muito nova e pedi-lhe para o fotografar. Porque era assim que eu queria usá-lo agora. Usa-se mais acima ou mais abaixo. Mas eu gostava muito de o usar mesmo assim, a meio da cabeça como o usavam as mulheres da aldeia.  Em homenagem a elas e às saudades que tenho daquele tempo. Vilar de Ordem. Povolide. Viseu. Beira Alta. Terras do Dão.








De repente deu-me umas saudades que nem sei. Da minha Avó que vivia ali, dos verões, das brincandeiras, do cheiro da terra molhada, das minhas irmãs, das minhas primas e dos meus primos. Das galinhas, dos patos, dos porcos, das uvas pisadas pelos homens descalços, dos  "cozinhados", dos jantares de Domingo e ... das porcarias que fazíamos e que comíamos a seguir. Meu Deus!  Como éramos nós quando íamos para casa da Avó! Fazíamos tudo o que queríamos.Até asneirada como matar galinhas e comer pêssegos quentes das árvores misturados com uvas que nos punham doentes durante uns dias.
Que saudades, Deus meu! Foi o poupo do cabelo que me pôs assim. Só isso.
A minha Avó que nos faz tanta falta e que era tão boa. Era uma mulher forte, uma rocha para toda a gente. E continua a ser, onde está.
Um beijinho da Maria

2 comentários:

Anónimo disse...

Segundo um estudo, Viseu é considerada a melhor cidade e com mais qualidade de vida para se viver. Parabens aos viseenses.Bjs

Rosarinho disse...

Que desabafo, Maria!!

:) adoro penteados... fazem toda a diferença num look! E há tantos...tão bonitos! Tenho mil ideias para penteados de festa, de casamento, etc! (vou lhe mandar um que levei a um casamento de uma amiga)
beijinhos