06/08/2012

Ai o Cristóbal Balenciaga...!

 Queridos Amigos:

Cristóbal Balenciaga é um nome incontornável no mundo da moda.Um Senhor. Um artista genial, um visionário, um revolucionário. Filho de um pescador e de uma costureira, nascido no País Basco, em Espanha. A  Guerra Civil (1936-1939) expulsou-o do seu país e catapultou-o para Paris, depois de já ter obtido fama e a melhor clientela. Um mestre, deu aulas de moda e, depois dele, esta nunca mais foi a mesma. Influenciou André Courrèges, Oscar de La Renta, Emanuel Ungaro, Hubert de Givenchy e tantos outros que dele aprenderam diretamente. Autor de obras primas, únicas, eternas, não se conformou com o prêt-à-porter que o levou a fechar a sua Casa em Paris em 1968. Acabou por morrer pouco depois, com apenas 77 anos de idade, mas  deixando um imenso rasto no mundo e uma obra que não acaba  nas peças que criou. Depois dele nada ficou na mesma.

Ele era um artista, um mestre e tudo isso, mas eu acho que ele era um homem de muito bom gosto que gostava de pôr as mulheres bonitas. E um homem genial, sim, sem dúvida.
Para aqui vêem algumas das criações deste homem genial, de 1935 a 1968 que, como são FABULOSAS, nos continuam a fascinar. Simplesmente porque a beleza tem sempre algo de eternidade, mesmo quando materializada num "simples" vestido. Por isso, estas peças são eternas e tornaram-se num ícone de uma moda que, de certa forma, é permanente e, por isso, contraditória consigo mesma.
Onde começa a escultura e acaba o vestido?
Sempre: um mundo cromático, escultórico, cheio de magia.
Há por aí alguém que não se sinta fascinado por isto?


´
© Manuel Outumuro. Fundación Cristóbal Balenciaga / Kutxa

© Manuel Outumuro. Fundación Cristóbal Balenciaga / Kutxa










No Museu do Traje em Madrid está a decorrer uma exposição de fotografias em formato grande, das criações deste homem genial.


Beijinho da Maria

P.S.: Um "mimo", este de 1950!!!!

Sem comentários: