09/08/2012

O Serge Gainsbourg e as mulheres

Queridos Amigos,
O Serge Gainsbourg! Esse mesmo que fez muita porcaria (muita porcaria mesmo e, por isso, morreu tão cedo, de excessos e da dita porcaria..) mas... que me fascina ... porque tinha um talento maior do que ele. Talento... que nem sempre soube usar devidamente. Um homem feio (dizem alguns: eu, definitivamente, não acho...) com um charme que simplesmente não tinha fim. Mesmo quando dava aquelas entrevistas que não se percebia nada do que dizia, a fumar mais que uma chaminé e conservado em álcool. Muito álcool e sabe Deus mais o quê.

Serge Gaisbourg que talento! O filho dele, Lulu Gainsbourg, agora recuperou algumas músicas do pai num álbum que ainda não cheguei a perceber se é bom ou não, mas em definitivo muito vintage.
O tempo do Pai Gainsbourg já passou (nasceu em 1928 e morreu em 1991) e continua na obra que ele deixou e que é vastissima. Realmente as pessoas... é o catano! O catano mesmo. Este homem começou pela France Gal, passou pela Brigitte Bardot, aviou-se com a Jane Birkin anos a fio, de quem teve uma filha que é a Charlotte Gainsbourg com uma pinta que só ela (sem ser bonita, é a personificação do estilo, eleita como imagem de algumas campanhas publicitárias e artista como o Pai) e terminou com a Bambou, mãe deste Lulu (o verdadeiro nome é Lucien), com quem estava quando morreu aos 62 anos, a um mês de fazer 63. Estas mulheres eram todas lindas de cair para o lado. Lindas de físico e muito icónicas no autêntico sentido da palavra. Pelo caminho amizade (só?) com a lindissima Catherine Deneuve e tantas outras que em comum tinham a beleza.
O Serge... deu-lhe para isto porque ele gostava verdadeiramente do que é bonito. E sabe-se lá porquê, andou a trocar de mulher e deve ter seduzido muitas outras, cada uma mais bonita que a outra.
Porque as pessoas tendem sempre para o que é bonito. Isso é o NORMAL! E ele, e cada pessoa à sua maneira, era INSACIÁVEL.
Mas eu pergunto-me se este homem que morreu tão cedo terá sido feliz. Premiado com um talento que era maior do que ele, esqueceu-se de que havia uma beleza maior, talvez a que o fizesse ter uma vida de menos excessos, de menos procura sem encontrar, de menos excitação e estouvamento, de menos provar o que apetece mas não chega a saciar. Como se troca a France Gal pela Brigitte Bardot e esta pela Jane Birkin? A cerveja pelo wisky? Um cigarro por 20? Procurou, procurou insaciavelmente mas não se saciou. Não. Isso não.
Andou no tabaco sem descanso (eram uns a seguir aos outros), no álcool (quando morreu era só garrafas que os fâs lhe íam pôr à porta de casa a pensar que ainda lhe faziam falta...) e, acho eu, deve também ter passado por experiências com LSD's e companhias ldas. tanto na moda na altura.
Nada disso o satisfez. Nada. Nem estas mulheres maravilhosas conseguiram encher-lhe as medidas. Nem o tabaco. Nem o álcool. Nem tudo o resto. Mas que tinha um talento, isso tinha. Maior do que ele. O problema foi nunca ter percebido a Beleza e deixou-se arrastar à procura dela sem nunca a ter encontrado.
É pena!
France Gal


Brigitte Bardot




Jane Birkin



 

Catherine Deneuve:


Bambou










Beijo da Maria.

Sem comentários: