10/09/2012

Arte e Consumo

Queridos Amigos,

Uma vez estive no Chiado imenso tempo a olhar para a obra de arte que era a montra da Hermés. Estava feita com esquentadores velhos (de sucata),  escadotes e peças velhas de manequins de madeira, um volante de um automóvel, também vindo da sucata. Só que tudo junto, assim colocado, fazia a figura de um homem super elegante, numa posição que não se cansava de ver.
Da Hermés, a montra só tinha um a camisa semi enfiada por um braço do homem (feito do volante, do esquentador e do escadote) e caída completamente para esse lado, como quem está a começar a vesti-la e nada mais. O efeito visual era simplesmente fabuloso. Uma obra de arte fascinante: a mistura do luxo com objectos reciclados, talvez recolhidos da sucata, mas colocados de tal maneira que criam a figura de um homem que - sem sabermos como - nos transporta para o mundo do luxo pela sua pose aristocrática: uma obra de arte que não deixa ninguém indiferente. Foi a primeira vez que tive contacto com as montras do Filipe Faísca. Um artista. Não consegui encontrar fotografias destas montras, o que é uma pena.
Mas temos estas que continuam a ser uma tara, também do Filipe Faísca:

Montras da Hermés no Chiado

Para uma mala que tem filas de espera para se conseguir e que faz os sonhos (a maior parte das vezes inatingível) de muitas mulheres: esta montra é um delírio de inspiração em que a arte está tão presente que ... podia estar num museu.

Água para cima da parka. Porque o verdadeiro luxo é que as coisas cumpram a sua função, para além da qualidade, beleza, conforte e versatilidade que possam ou devem ter!

Imagine o que podia aqui estar, neste cabide nu. O resultado é que seria sempre algo único, diferente, original e clássico ao mesmo tempo.


A vontade de espreitar por uma tela branca, sem história para além da sua vulgaridade ordinária e encontrar do lado de lá um tecido único, desenhado e prensado à mão, por artesãos especializados, peças únicas, intemporais, pensadas ao milímetro, desde os desenhos, as cores, fruto de horas intermináveis de trabalho.

Casual, sim. Mas muito, muito, muito chique.




Montras da Fashion Clinique
Igualmente com materiais reciclados, de sucata, aliados a um mundo de luxo, fantasia e glamour.
Uma certa ironia cheia de bom humor, bom gosto e arte.










Esta tiradas por mim dos pormenores destas montras:

 







Lembram-se deste carro?

Montras da Triumph em Dez. 2011, também do Filipe Faísca:



Filipe Faísca: artista!




Actualmente David Rosado e outros artistas convidados também intervieram  no "Projecto Montra" com instalações alternativas que me engancharam. Aqui no centro comercial  Alfragide Allegro






(O "manequim" da direita é o artista David Rosado em pessoa... )



(Idem, mas agora o "manequim" é o artista Bruno Pereira)

NEM UM NEM OUTRO ESTÃO - OU ESTAVAM - DE SALDO. ESTÃO A, PELO MENOS 300%!

E, a propósito vale a pena visitar isto. Vale mesmo a pena. E isto também. Fabuloso. espreitem a dos ratos! Love it!!!!

Beijinho da Maria

Sem comentários: