28/10/2012

O surrealismo da publicidade da H&M: um isco plastificado

Queridos Amigos,
Ontem fui "bater" as lojas do Chiado. Não ía há muitos meses!
Já fui ao fim da tarde e perdi logo muito tempo na Zara que está ... de perder a cabeça! "Inspirações" de todos os originais de que gostamos e quando estamos com eles (os originais) na mão e com os da Zara a diferença... o mínimo que posso dizer é que não compensa (os originais). Excepto: sapatos e malas (mas os sapatos da Zara estão cada vez melhor!). Bem, mas ainda deu tempo de ir à Ourivesaria Leitão, à  Vista Alegre (uma das lojas mais bonitas do Chiado!) e à Sisley que, por acaso, tem uma publicidade mesmo ordinária e muito rasca (chegou a ter publicidade com as meninas a ... snifar cocaína. Um mimo de estupidez. Chamava-se " Fashion Junkie" e é de 2007. Sei que isto é  inacreditável, mas fez-se e podem pesquisar se não acreditarem. Eu também não acreditaria se me contassem. Aliás, penso que é do Grupo Benetton que é outro mimo de sumida estupidez em publicidade).
Mas hoje... Chego à H&M e peço esta camisola que está aqui em cima neste belo cabide que é a Lana  Del Rey. Eu preciso de uma camisola assim (não tem de ser esta cor e avio-me com outra). Esta camisola andou anunciada nos outdoors a 29,90€ ou algo do género.
Chego à loja e o que acontece é .... surreal.
Depois de um esforço titânico para explicar que camisola era, lá falei da Lana Del Rey e a menina percebeu logo. E diz-me: não tenho a rosa, mas tenho em bordeux, preto, ...,..., (uma série de cores que não me lembro). Vou ver o preço e custavam... 59,90€... ou algo do género porque põem sempre os cêntimos para não arredondar e nós pensarmos que estamos a comprar a "cerca" de 50 € e na realidade são é 60 €. Pergunto eu: mas não eram a 29,90€?. A menina: não, estas não, a da publicidade é que era, mas esgotou e não vieram mais. Eu: mas estas são iguais, não são? Ela: sim, mas a outra era mais barata porque era da publicidade.
Não precisei de ouvir mais nadinha. Então é assim: a H&M manda para cá meia dúzia destas camisolitas a 30€ (números redondos) e manda o resto - em grandes quantidades - a 60€. O que a H&M está a dizer é o seguinte: venha lá à loja que é barato. A gente vai e é o dobro. É mesmo o "produto âncora". E eu vou-lhes dizer que vão "ancorar" para outro lado que não me apanham mais na trapaça a não ser que mudem de política. Isto ... não está certo.
E fizeram a mesma trapalhada com as peças da Anna Dello Russo: grande alvoroço (atenção que eu tive muito gosto em mostrá-las aqui porque gostei muito delas: pode ver aqui!) e, no final, convidam as pessoas para a ante-estreia da venda ao público, chegam lá e ... nada destas peças nas prateleiras. "Sold out". Mas de certezinha que, na altura tinham muitas camisolas destas a 60€. Isso sim. "Sold out" era o que tinham anunciado a preços baratos. Escusado será dizer que não comprei a camisola.
Eu cá sou independente e gosto muito de avisar os meus  leitores para estas coisas que eu considero "trapaças". Não está certo, não!
Agora vejam lá o preço das outras coisitas que a moça tem no corpinho - que já esgotarem (devem ter vindo 10 peças de cada) e se forem lá encontram tudinho noutras cores a - pelo menos! - o dobro ou o triplo do preço. Uma publicidade muuuuuito séria não acham? A seriedade em publicidade!
E são Suecos. A Inditex não faz isto e é "dos países do sul"!








 Parece-me que vi lá um destes em preto pr'aí a 60 euros.



Querida H&M: Vai ancorar outra sim? A mim vai ser difícil apanhares-me mais. E faço votos de que isto fique tudo na loja para ser vendido daqui a um mês e meio a preços de saldos que foi os que anunciaram na vossa publicidade que andava em tudo o que era outdoor.
Agradecida.
Um beijinho a todos da Maria

6 comentários:

Anónimo disse...

Isto sim é serviço publico!! Eu nem reparei nos preços, mas agora vou andar muito atenta.
Beijinhos Luísa

Maria disse...

É a vantagem de me ter tornado uma "insider fashion"!!! E tenho mais para contar. KISSES!

Violante disse...

Olá, mas este tipo de situações não são de modo alguma inéditas. Acontece também situações que eu gostaria que alguém me explicasse. Recentemente eu e o meu marido fomos a uma loja da Quebramar para comprar um caso de malha de homem. Encontramos o que queriamos e a côr que queriamos só não tinham no tamanho que queriamos. Fomos informados depois que efectivamente naquela côr aquele tamanho não existia, ou seja havia o tamanho em todas as cores excepto naquela côr. Como é possível que uma marca como a Quebramar produza um casaco de malha em várias cores em vários tamamnhos e depois naquela côr não. Não consigo entender. Beijinhos Violante

Anónimo disse...

No Verão aconteceu-me o mesmo... mas achei que eu é que tinha visto mal o preço no outdoor. Acho mal, pois claro! É publicidade enganosa.

Maria disse...

Querido/a Anónimo/a: Agora a H&M está com a Maison Margiela e vou escrever sobre isso, embora sabendo que ... muito poucos vão conseguir uma pecinha....

Maria disse...

Violante: são os "iscos".... Beijinho!