27/01/2013

A história da minha vida e "Be Family"


Queridos Amigos,
Isto que vou contar foi há décadas com um Empresário, com "E" grande, um Senhor. Não o vou identificar porque não  posso, não sei se gostaria, não sei se quereria. Acho que não e tenho sempre de ter um imenso respeito pelo direito à  intimidade das pessoas.
Fui trabalhar numa Empresa do Grupo e por lá fiquei quase uma década. Um Empresário "estranho" porque, em vez de defender as horas de trabalho dedicadas às empresas de que era dono, estava sempre a defender a família. Mas, como todas as empresas, eu sabia que tinha de fazer lucro para não "morrer".
Não interessa entrar em pormenores, mas a verdade é que coincidiu entrar na empresa e estar à espera do meu primeiro filho. Uma época conturbada da minha vida em que viemos de Viseu para Lisboa e tinha de arranjar um trabalho aqui. O "sururu" naquela empresa foi mais que muito quando se aperceberam que eu estava à espera de um bebé e não tinha dito nada. Decidi ir directa falar com este Empresário.
Tinha sido com o aval dele que eu tinha sido contratada e, se tivesse que sair, não havia de ser com "sururus" mas com o "desaval" dele. E fui franca. Disse que estava disponível para sair se ele assim o entendesse, o que eu achava legítimo porque as circunstâncias que tinham conduzido à minha contratação tinham mudado e ele desconhecia-as quando havia decidido a minha integração no Grupo.
Este Empresário - homem de poucas palavras mas muito emotivo - deu-me o exemplo de uma vida. Disse-me que, se soubesse, me teria contratado na mesma. Disse-me que "os filhos são a sua maior riqueza". Tranquilizou-me. Pagou-me o ordenado nos 3 meses que estive em casa e que a Caixa de Previdência dos Advogados não pagava por inteiro. Lá  - nas suas empresas - tive a minha 2ª filha. 
A frase deste Empresário de que "os filhos são a sua maior riqueza" ficou comigo para sempre e aqui está, neste blog, no "sobre mim".
Este Empresário que defendia a Famíla e eu não chegava a perceber o "como", "mostrou-mo" naquela  conversa que teve comigo e que nunca esquecerei e que lhe merecerá o Céu.
Neste blog eu permito-me contar muitas coisas sobre mim, mas não posso revelar assuntos de outras pessoas que não consultei. Mas, com esta atitude, o que eu acho é que este Empresário - que tenho no coração - "fundou" um bocadinho a minha família. Ajudou-me mais do que alguma vez pensará.
Muitos anos mais tarde encontrei-o e resolvi tocar-lhe neste assunto. Só queria dizer-lhe que, ao fim destes anos todos, lhe continuava infinitamente grata. Ele, simplesmente, não se lembrava deste acontecimento. Sei muito bem que actuou assim porque o fez naturalmente.  Fê-lo de acordo com aquilo que ele era - coração grande - e com o que ele defendia. E depois esqueceu.
Isto pode parecer estranho - mas não há coincidências! - porque já há uns tempos que me deparo com notícias deste "Be Family" na qual penso que estará o mesmo  ADN que corre nas veias deste Empresário familiar e socialmente comprometido. Não sei porquê...... nem vou entrar em pormenores, mas parece-me mesmo que sim.
Be Family que podem encontrar  AQUI
Vale a pena conhecer. Família de qualidade!
E como eu gosto muito de ver as organizações com as caras: aqui estão elas! Ajuda precisa-se para as famílias e estas mulheres sabem dá-la. Aliás, parece-me que se virmos bem: têm-no escrito na testa.
.... E no sorriso.
Obrigada!
Um beijinho da Maria

PS: "BE FAMILY", um assunto a que voltarei, sem dúvida. Mas vale a pena conhecerem-no JÁ!

2 comentários:

Leonor Morais Barbosa disse...

Ola Maria, adorei este post!!! Identifiquei me imenso e ainda bem que existem pessoas assim!!
Beijinhos grandes e continue sempre

Maria disse...

Leonor! Obrigada querida. Acho que todas as mulheres com filhos se sentem aqui identificadas. De um modo ou outro....