15/10/2013

A moda dos sapatos de homem em Londres e o que os sapatos dizem dos homens que os usam.

Primeiro que tudo: isto é um post de opinião, que é a minha e que, antes de criar quaisquer equívocos, digo já que é aquilo que penso e que é uma opinião, certamente dificilmente a modificarei, mas é só a minha... Isso, acrescido a uma constatação da minha vida e que já leva alguns anitos. Mas só isto e nada mais do que isto. Não sei o que pensam....
Londres!!! A nível de moda... hhhuuuuum... hhhuuuuuummmm....
Homens aqui ou andam muuuuito bem vestidos ou huuuuummmmm.... huuuuuummmm. E hoje andei a observar .... sapatos de homem... porque agora há uma moda. E saltaram-me os olhos para eles e...são sapatos que funcionam como "repelente de mulher" Os homens usam-nos com as calças justas, skinnys (como agora se usam), e depois estes sapatos bicudos (muito bicudos), com o bico a levantar vôo. Ficam mesmo azeiteiros.
E a questão é que, nos homens, os sapatos contam-nos muitas coisas de quem os usa. Às vezes coisas demais e inesperadas.
Uma pessoa olha para um homem que até pode parecer um gentleman, a puxar para um "dandy", ultra giro, olha para o pés e vê-os enfiados nisto... e percebe logo que em vez de um "dandy" está só em frente de um "azeiteiro" ... Desculpem lá qualquer coisinha, mas é só a minha opinião (e também podem dizer que eu sou azeiteira que não me importo nadinha).
Ah! Porque a inversa também é verdadeira. Homem "mais ou menos" (em estilo casual,"blasé" ou até descuidado) pode-se revelar através de uns sapatos como um estiloso nato.

Mas os sapatos que eu vejo aqui em Londres em muitos pés com umas calças skinnys são muuuuito bicudos a levantar vôo na ponta. São assim:





Mas há mais variações, que todas funcionam como "repelente de mulher" em pés de homens que cuidam a imagem mas com um gosto que "assobia nas curvas". As variações são muitas, mas escolhi este mimo:





Depois há uma outra moda, que aqui em Londres não vejo tanto, mas que inunda a cidade de Lisboa. São mais neutros do que os de biqueira afiada a levantar vôo porque quem os usa não anda a armar-se tanto ao pingarelho. Mas, como são sapatos que funcionam igualmente como "repelente de mulher", para aqui vêm. São sapatos bicudos que foram inesperadamente cortados em linha reta à frente. Vá-se lá saber porquê. São tão feios, tão feios, que deviam ser proibidos. Sim eu sei que há homens que não vivem sem eles. Mas, mesmo assim deviam ser proibidos:




A maior parte dos rapazes anda com sneakers, ténis, converse (all star ou outro modelo) ou botas de montanha e isso é "neutro". Não diz muito de quem os usa porque apenas significa que está em "casual dress", são estudantes e "afins", em modo confortável para andar e nada mais mas que, apesar de tudo, são gente que imaginamos terem gosto. São assim:

Só que outros calçam esta versão em "rico e azeiteiro":

A mesma versão, mas mais simples só "azeiteiro" e que tem a vantagem de a azeitada não ser tão cara:




Depois há outro tipo de sapatos de homens que também são neutros. De quem os usa, estes sapatos dizem apenas que em geral têm um trabalho "outsider", são engenheiros, professores,...,: Se contam alguma coisa de quem os usa, é que o seu dono confere à roupa um mero efeito de utilidade e nada mais e que, mais importante do que estilo, o que conta na roupa é o factor "c", de conforto. Quanto a gosto em matéria de vestir é neutro ou até pode ser bom:


Por último, há os sapatos dos homens de bom gosto, factor de atracção das mulheres e que sobre os seus donos dizem muito bem.


Nos homens, os sapatos contam uma história sobre eles e são factor de atracção ou de repulsa.
Pode parecer difícil porque a fronteira entre os sapatos elegantes e os azeitados fica à distância de um bico mal desenhado ou em pista de levante.
Mas eu diria que em matéria de sapatos de homem eu nunca usaria:
1. Sapatos bicudos a levantar vôo (ou só bicudos "mata baratas")
2. Sapatos cortados à frente em linha reta.
Pode parecer difícil, sobretudo para homens que percebem tanto disto como eu de motores de foguetões. Mas, na verdade, é muito fácil. A fronteira pode ser ténue, mas está lá. Aliás, como tantas e tantas vezes é tão pequena a fronteira entre o bom e o mau gosto, entre a elegância e a vulgaridade. Sim: uns meros milímetros, E disso não há dúvidas. Basta pensar nas calças no traseiro da Kardashian.... embora neste caso tenhamos de falar já em centímetros a ir para o metro.
Aliás: quem não vê a diferença? (agora voltei aos sapatos...)


















Beijos da Maria!

Sem comentários: