27/01/2014

Nem tudo o que se usa é bonito.

Não acho que seja uma tendência que vá tornar-se em moda.
As tendências sugeridas pelos criadores (eu acredito que são apenas sugeridas e não "impostas" pelos criadores porque, ao contrário do que se diz, a moda não é uma ditadura) nem sempre são bonitas e, às vezes, até ficam mesmo mal a toda a gente por muitos e variados motivos. Neste caso, parece-me que é por serem inadequadas. E porque as "tendências" só se tornam "moda" quando são adoptadas pelas pessoas, acho que esta não vai ficar moda, a não ser no sítio certo que é a praia ou a pesca.
Mais: acho infinitamente mais interessante a ideia de que os criadores vão buscar as tendência ao que, nós, os seres comuns, vestimos nas ruas, do que às suas cabecinhas pensadoras e imaginativas.
E achei piada que este ano, pela primeira vez, os resultados da parceria da H&M com os "grande criadores" tenha ficado... nos cabides das lojas muito depois do dia do lançamento. Refiro-me às calças douradas, às calças de lantejoulas e aos vestidos extravagantes da colecção da Isabel Marant para a H&M ... Peças "fora dos postes" que ninguém quis...
Isabel Marant com cujo estilo me identifico mas que às vezes "assobia nas curvas" ... (como, eu.... todos temos dias menos felizes...): a mesma de onde veio esta "tendência" dos "xanatos" de que não gosto. Nem na praia, nem na pesca, nem nos pés dos turistas dos países frios usadas com meia branca (de algodão cardado ... ou não...) mas quase invariavelmente com pele cor de lagosta suada (ou não...).
Eis o "xanatos" 2013/2014 em vários efeitos, eleitos pelo Blog da Maria com um "não" acompanhado de uma boa gargalhada:

Da Isabel Marant:
Em efeito pesca:
 
Em efeito "doem-me os calos" e tenho de andar assim ou não ando:

Efeito "a ver-se-ficam-bem". Mas não ficam.




Lanvin (na mesma onda mas mais supríveis e menos "xanatos"):
Efeito "menina da pre primária" ou "síndrome da (falta de) maturidade":
 E, claro, a Zara segue a onda:
 Efeito "não-joga-a-bota-com-a-perdigota":




Da Bimba & Lola, muito "bimbos".
Efeito mulher-a-dias. Só lha falta mesmo a bata.



Beijos da Maria

1 comentário:

Unknown disse...

ahahahaha, também não gosto nada!
Nunca gostei deste género, nem sequer nos homens na praia!
beijinhos