21/07/2015

Moda erudita: Prada.

É uma das marcas mais eruditas e interessantes desse ponto de vista. E, além disso, talvez das mais influentes porque cria tendências que, mais tarde, são acolhidas.  Quantas coisas poderia contar sobre a Prada, da sua origem com as malas italianas feitas de um material ultra-leve e que hoje a casa italiana ultrapassou há muito (mas não estão ultrapassadas). Sobre a Miuccia Prada, ela própria. Sobre a marca Prada e a marca Miu Miu.
Todos os anos é um enlevo ver os desfiles da Prada, as coleções que comportam sempre uma novidade única. Este ano foram as fotografias da publicidade da  coleção FW2015 de homens.
As fotografias de um surpreendente bom gosto cheio de "defeitos" assumidos, marcadas pela imagem "clean" de homens reais, com os braços curtos de mais, as mangas com uma volta virada para fora e onde nem um único é modelo (ou o parece ser).
Fotografias intemporais e algo perturbadoras, que nunca nos deixam indiferentes. Mas definitivamente artísticas.
A imagem, essa, é puramente consistente e eu acho que extraordinariamente positiva, de uma elegância depurada e quase hermética. Mas com um imenso significado e, nesse sentido, muito "aberta".
O vídeo publicitário poderia estar a ser exibido em qualquer museu contemporâneo. Está no site da Prada e pode ser visto neste link aqui:
http://www.prada.com/en/collections/advertising-campaign/man-fw-2015.html?adv=adv-content1
A Prada vai ser uma marca que "marcará" a moda para sempre. Uma influência que pode ter muitas origens e destinos, mas uma influência seguramente erudita.
Se puderam, é "obrigatório" ver as "impossible-conversations" entre a senhora Miuccia e a senhora Schiaparelli do Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque. Um autêntico mimo!











Sem comentários: